Veja outros assuntos do nosso blog !

Confere !

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Você conhece a verdadeira história dessa montanha ?

Monte Rushmore


     Provavelmente você já viu, ou pelo menos já ouviu falar do famoso Monte Rushmore, o famoso monte com a imagem do rosto de quatro grandes presidentes norte-americanos. É conhecido mundialmente como um dos símbolos do patriotismo norte-americano . Cercado de polêmicas, sua história envolve várias teorias da conspiração .

     O Monte Rushmore traz o rosto de quatro grandes presidentes norte-americanos . Presidentes que fizeram história, cada um com grandes feitos .

     Descubra tudo do Monte Rushmore...

  •  O Criador 
                          John Gutzon , o criador do monte rushmore


     O criador da obra se chama John Gutzon, que se dedicou ao projeto por 15 anos, tendo morrido poucos antes de concluir a obra, que foi terminada pelo seu filho .

     As controversas a respeito da obra começam uma vez que Gutzon era membro da Ku Klux Klan, grupo ''secreto'' que atuou nos Estados Unidos nesta época, principalmente na região sul do país . Segundo dizem, Gutzon odiava os negros, mas também detestava os judeus e índios . Por esse motivo, teria feito um monumento que ''comprovava'' a ''supremacia branca'' .



  • As polêmicas não param por ai...

Destino Manifesto


     Para começar, o início da construção já começou de forma errada, pois a área do monte, localizado no estado da Dakota do Sul, era inicialmente uma reserva indígena . Logo, para a construção do projeto, o exército expulsou, para variar, os índios de seus legítimos locais .

     Como se não bastasse, os quatro presidentes norte-americanos eram defensores e acreditavam no famoso ''Destino Manifesto'' . O Destino Manifesto é uma doutrina que afirma que o povo dos EUA ( os brancos, é claro )  foi escolhido por Deus para comandar o mundo, podendo, portanto, invadir reservas indígenas e tomar territórios de outros países por meios de guerra . Sendo assim, a construção do monte seria mais uma forma de demonstrar a supremacia branca sobre as demais .



  • Mas afinal, quem são os presidentes ?

- O presidente que ganhou o maior destaque no projeto foi George Washington, comandante chefe do Exército Continental que lutou na Guerra de Independência dos Estados Unidos . Washington foi o primeiro presidente dos Estados Unidos e é considerado o ''Pai da Nação'' .


George Washington



- Ao lado de George Washington está Thomas Jefferson . Jefferson foi governador da Virgínia, primeiro secretário de estado dos Estados Unidos, segundo vice-presidente da história americana e o terceiro presidente da história dos USA . Polímata, Jefferson foi o principal autor da declaração de independência dos Estados Unidos .



   
- Depois de Thomas Jefferson aparece Theodore ''Teddy'' Roosevelt . Teddy Roosevelt era historiador e naturalista . Foi o vigésimo quinto vice-presidente e vigésimo sexto presidente dos Estados Unidos . Foi o mais jovem presidente da história norte-americana e foi o primeiro estadunidense a receber um nobel da paz .



- E por último vem Abraham Lincoln, décimo sexto presidente norte-americano . Dentre seus grandes feitos, destaca-se o fim da escravidão e o preservamento da União . Considerado por muitos como o maior presidente norte-americano, Lincoln terminou o seu mandato em 1865, ano em que foi assassinado pelo ator John Wilkes Booth .


   

Nenhum comentário: